Atendimento de segunda a sexta-feira
(11) 2078-3000
Unicacorp
Curta-nos! Conecte-se! Inscreva-se! Siga-nos!

Outubro Rosa 2020

Breast Cancer Awareness

Prevenção ao câncer de mama como parte do Outubro Rosa UNICA Corp

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem como objetivo alertar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

Durante todo o mês, são adotadas ações nas empresas, nas prefeituras e nas mídias sociais que visam sensibilizar a população sobre a importância da realização de exames periódicos para que, em caso da doença, seja possível obter um diagnóstico precoce, o que aumenta a chance de cura.

É importante estar atenta, o câncer de mama teve um aumento nas últimas décadas no Ocidente devido ao envelhecimento populacional e também à exposição da população a fatores de risco modificáveis.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que em 2018 houveram 59.700 novos casos de câncer de Mama. O maior índice é justamente na região Sudeste com 54% dos casos. Só em São Paulo foram 6.000 novos casos da doença no ano.

Um dos principais fatores de risco não modificáveis da doença é a idade avançada. Há um aumento gradativo do indíce da doença nas mulheres com mais de 50 anos, sendo que esse grupo representa 77,5% dos casos.

Os fatores de risco modificáveis são aqueles que podem ser prevenidos com hábitos saudáveis como boa alimentação, prática de atividade física e evitar consumir alimentos ultraprocessados e bebidas alcóolicas. A adoção dessas medidas pode reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento da doença.

É recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil que mulheres de 50 a 70 anos façam a mamografia de rotina. Porém, em mulheres fora desse grupo a realização desse exame não traz benefícios, segundo o Ministério da Saúde do Brasil e Organização Mundial da Saúde.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas.

Como parte do programa de conscientização do câncer de mama pela UNICA Corp, estamos compartilhando um link muito valioso onde teremos no dia 14/10/20 às 15h a palestra com a sanitarista da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede (INCA/MS) Mônica de Assis sobre prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Serão abordados aspectos gerais sobre a doença, fatores de risco e de proteção e as recomendações do INCA/Ministério da Saúde. Para quem não puder acompanhar ao vivo, o video ficará disponível para assistir no acervo do youtube da INCA.

Funcionários na linha de frente ganham EPIs e educação no combate ao COVID19