Conheça 5 deliciosas iguarias da culinária indígena para fazer na sua casa
O Dia do Índio é comemorado anualmente no dia 19 de Abril no Brasil. A data foi escolhida em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o intuito de zelar pelo direitos das diferentes tribos indígenas que residem no continente americano. E foi oficializada no Brasil como dia do Índio pelo então presidente, Getúlio Vargas em 2 de Julho de 1943.
Está importante data serve para que a identidade indígena não seja esquecida ao surgir das novas gerações, e para que lembremos que as raízes do povo brasileiro são formadas pela cultura e tradições dos índios que habitam e habitavam a América.
Entre as heranças deixadas por nossos antepassados está a culinária, que envolve a utilização de muitos temperos, frutos, caças e frutas. E para celebrar esta data separamos 5 receitas de origem indígena que fazem parte do nosso cardápio e que você não sabia, confira:
Açaí Paraense
Ingredientes:
- 1 litro de açaí grosso em temperatura ambiente
- açúcar a gosto
- 2 xícaras (chá) de farinha de tapioca
Modo de preparo
Coloque o açaí para gelar por cerca de 30 minutos antes do preparo. Retire da geladeira e, em uma tigela, misture o açaí com o açúcar. Mexa bem, acrescente a farinha de tapioca e sirva em seguida.
Bolo de mandioca

A mandioca era cultivada por muitas tribos no Brasil. As raízes da mandioca eram utilizadas para fazer vários tipos de alimentos. Dessa forma, a mandioca se tornou base da dieta alimentar do brasileiro.
Ingredientes:
- 1 kg de mandioca crua e descascada (ralada fina e espremida em um pano de prato)
- 250g de margarina
- 600 ml de leite de coco
- 4 ovos inteiros
- 500g de açúcar
- 200g de coco fresco ralado
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela com a ajuda de uma colher ou com a mão.
Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar por aproximadamente 1 hora a 200ºC.
Beiju com moqueado

O beiju também de origem indígena, foi descoberto em Pernambuco, feito com a tapioca. É amplamente consumida no Brasil com diversos recheios, entre eles o peixe.
Ingredientes:
- 100g de goma de mandioca peneirada
- 1 peixe pequeno de sua preferência
- Pimenta a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Coloque a goma em uma panela e leve-a ao fogo para fazer o beiju. Asse o peixe para fazer o moqueado, misturando-o com bastante pimenta e um pouco de sal (os índios socam o tempero em um pilão). O moqueado é o recheio do beiju.
Pirão de peixe
O desperdício era muito raro, eles buscavam aproveitar o máximo possível de cada alimento. Quando pescado peixes pequenos, ou partes como cabeça,eram utilizados para fazer receitas como o pirão.
Ingredientes:
- 200g de cortes da barriga do peixe batidinho com a faca.
- 01 cebola média picadinha
- 01 dente de alho picadinho.
- 01 xícara de pimentões vermelho, amarelo e verde picadinhos.
- 01 colher de cha de pimenta calabresa picada.
- 02 colheres de sopa de azeite de dendê.
- 02 tomates sem sementes em cubinhos.
- 100 ml de leite de coco.
- Farinha de mandioca a gosto
- 01 litro de caldo de peixe sal.
Modo de preparo:
Refogue o peixe até desmanchar e soltar a gordura em fogo brando. Adicione o dendê, alho, cebola e a pimenta. Aumente o fogo e refogue até murchar. Coloque o caldo e aguarde ferver. Tempere com sal e coloque o leite de coco, o tomate e os pimentões e mexa bem. Junte a farinha espalhando por cima bem devagar e vá mexendo. Quando chegar ao ponto desejado adicione cheiro verde mexa bem e desligue.
Mingau de tapioca

A mandioca é a base de muitas receitas de origem indígena, entre tantas temos o mingau, que também pode ser feito com vários outros ingredientes.
Ingredientes:
- 100g de Tapioca
- 100g de Açúcar
- 1 Colher (chá) de Sal
- 3 Xícaras (chá) de Leite
- 2 Xícaras (chá) de Leite de Coco
- 1 Litro de Água
- Cravos a gosto
- Canela em Pó
Modo de preparo:
Deixe a tapioca de molho por 10 minutos. Acrescente os demais ingredientes à tapioca, exceção feita à canela. Leve para cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo, até obter a consistência desejada. Caso fique grosso demais, leite resolve. Se raso demais, açúcar. Não se esqueça que após esfriar o mingau vai encorpar bastante. Ao servir, salpique com a canela em pó.
E aí quais dessas receitas você já experimentou?