Retrospectiva 2017

0
678
views

Quer saber como foi o nosso ano em duas palavras? Superação e coragem!

Com o fim do ano apontando logo alí, é chegado o momento de desacelerar por uns instantes e analisar, sob a luz da clareza, a trajetória que percorremos até aqui e dar os devidos créditos aos merecedores enquanto recolhemos os cacos deixados pela tempestade que passou.

Nossa empresa é feita por pessoas determinadas e com um objetivo em comum: inovação, reinventar-se. Em uma época em que se falava de crise, onde o país, a economia, a política e as leis dividem e reduzem, nós da UNICA Corp conseguimos multiplicar.

Muita gente se machucou neste cenário brasileiro, empresas quebraram e vimos grandes mudanças acontecerem diante de nossos olhos. Sonhadores que somos, acreditamos na nossa missão e decidimos investir capital e coração no passo mais ousado até então: uma novíssima sede com infraestrutura de primeiro mundo, equipes inteiramente reformuladas, novos softwares e processos, novos departamentos, serviços e produtos, e liderando tudo isso, novos gestores com muita fibra e determinação. De acordo com nosso diretor administrativo, crescemos 40% em uma época em que todos encolhiam.

Chegamos até aqui graças a força e a sinergia entre as equipes.

Construindo (literalmente) a nossa história

A nova sede não só é um lugar lindo, mas gera um clima de trabalho agradável, ergonômico, eficiente e vem com uma proposta real de redução de lixo, gerando menor impacto ambiental, menos gastos e educando a todos para uma postura mais humana e fraterna. Além disso, há espaço suficiente para abrigar os melhores profissionais, produtos e áreas de treinamento. Tudo novinho em folha e de primeira qualidade!

Nosso antigo escritório ocupava um andar inteiro e havia paredes que separavam os departamentos.
Nosso antigo escritório ocupava o 7º andar do Edifício Icon Alphaville, em Barueri.
Construção da fachada da nova sede em Barueri, Novembro de 2016.
Construção da fachada da nova sede em Barueri, Novembro de 2016. A nova sede é 3 vezes maior que a antiga sede.
Construção do interior da nova sede em Barueri, Novembro de 2016.
Construção do interior da nova sede em Barueri, Novembro de 2016.
Local onde seria instalado o Escritório Central no conceito de open office. Não há paredes separando os departamentos.
Local onde seria instalado o Escritório Central no conceito de open office. Não há paredes separando os departamentos.
Nova sede UNICA Corp na Avenida Tucunaré 790, Barueri / SP inaugurada em Maio de 2017.
Nova sede UNICA Corp na Avenida Tucunaré 790, Barueri / SP inaugurada em Maio de 2017.

Junto com a nova sede, veio todo o rebrand da marca com uma forte cultura organizacional voltada para o bem servir. O nosso slogan traduziu em três palavras nossa missão e junto com ele vieram novos uniformes, frota, equipamentos e outras novidades. Isso gerou também novos produtos que fazem parte da estrutura física como o CUBO (Central UNICA de Boletim Operacional) e o CEC (Centro de Educação Continuada), além de um restaurante completo onde serão desenvolvidos novos cardápios conceituais. Para coroar tudo isso, ainda demos o kickstart no Instituto UNICA, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com o nosso Natal Solidário e a proposta de fornecer o almoço todos os dias para as centenas de crianças do Educandário Santa Terezinha em Carapicuíba. E este é só o começo!

Central UNICA de Boletim Operacional, o CUBO, foi o nosso produto que mais chamou atenção dentro de nossa sede central.
Central UNICA de Boletim Operacional, o CUBO, foi o nosso produto que mais chamou atenção dentro de nossa sede central.
Nossa frota de viaturas foi completamente renovada. De moto à caminhonetes 4x4, viaturas e veículos operacionais.
Nossa frota de viaturas foi completamente renovada. De moto à caminhonetes 4×4, viaturas e veículos operacionais.

Veja como foi 2017 por departamento

Por falar em história, veja como foi o ano para cada um de nós aqui na UNICA Corp:

Nosso departamento financeiro, contábil e fiscal lutou contra dragões e terríveis monstros que se escondiam nas entrelinhas e que devoravam nossos recursos. Com uma equipe comprometida, séria e responsável, estamos alinhados para gerenciar os recursos a fim de reverter sempre para os nossos clientes tornando nossos serviços muito mais acessíveis.

Nosso departamento de recursos humanos lidou com milhares e milhares de pessoas, todos os estilos, crenças, religiões, cores, gêneros e forma. Somos uma identidade composta pela pluralidade onde o respeito é a palavra-chave. E isso incluiu a maneira de entender cada departamento dentro da empresa. A busca pela melhoria, aperfeiçoamento e flexibilidade esteve no cerne de cada um. Dos corações partidos aos encantados, lidamos com a crítica destrutiva de uns aos elogios de outros, injetando a interação e a garra para encantar.

Nosso departamento de suprimentos ganhou novos aliados e novas demandas este ano. Trabalhou comprando desde desentupidores de vaso sanitário até equipamentos de realidade virtual com implantações em tempo recorde. Foi uma equipe que passou por mudanças drásticas com diferentes direções mas que encontrou seu ponto de equilíbrio em meio a profissionais humanos e amigos, são verdadeiros companheiros comprometidos com a empresa e entre si. De uma pequena equipe que cresceu desenvolvendo seus profissionais e convidando novos a integrarem, permaneceram centrados mesmo com todas as mudanças acontecendo ao seu redor. Não é a toa que estão bem no centro do nosso escritório, afinal, são requisitados 24 horas por dia por todos os departamentos.

Nosso departamento de tecnologia trabalhou sem cessar para acompanhar as inovações que foram implementadas este ano em todos os segmentos da empresa. Criamos dois aplicativos para smartphone, totens de pesquisa, novo sistema de telefonia, URA, da atualização dos softwares ao hardware, vimos dezenas de telas serem integradas aos nossos sistemas de monitoramento. Até mesmo o CEC ganhou uma estrutura com projeção de cinema! Tudo isso é pouco perto das melhorias nos sistemas online de gestão e até o nosso Portal UNICA ganhou sua tão aguardada versão 2.0.

Nosso departamento de recrutamento e seleção entrevistou tanta gente que daria para encher um estádio inteiro. Em meio a esse mundaréu de gente conseguiram escolher a dedo apenas os melhores e os que podem traduzir a nossa filosofia em uma vivência prática do dia a dia.

Nosso departamento jurídico lidou com as questões grandes e as pequenas sempre com a mesma atenção e afinco. De reclamações do trabalho até patente de marca, lutou e venceu contra todo tipo de desafio.

Nosso departamento de marketing trouxe novas ideias, ajudou a formular produtos, repaginar uniformes, instalou o atendimento 2.0 e 3.0, criou uma comunicação mais consistente sob uma nova identidade de marca, clean, simples, direta e muito impactante. O nosso slogan é a peça mais intrigante e que traduz a nossa essência “trabalhamos para encantar” sempre. Graças ao marketing você lê esta mensagem neste momento e também conta com o atendimento mais rápido do brasil nas mídias sociais.

Nosso departamento Comercial contou com muitas pessoas diferentes e hoje tem uma equipe jovem, destemida e muito competente, sem medo de enfrentar as maiores batalhas. É o departamento mais acompanhado da empresa porque cada novo contrato é motivo de alegria para todos. É alegria para nós porque a empresa cresce, para os recém contratados porque é oportunidade de trabalho e de encantar e, finalmente, é alegria para o cliente porque encontrou a única empresa em que seria atendido como realmente merece.

Nosso departamento-alma, a essência de existirmos, o departamento de Operações neste ano apanhou muito mas resistiu de pé, firme, forte e pronto para outra.

A nossa limpeza e conservação ganhou o selo verde por sermos uma empresa eco-amigável com investimentos em maquinário nunca antes vistos no Brasil. Já pensou em gerar produtos de limpeza usando apenas água, sal e eletricidade? Nós já fazemos isso! Inovação também apareceu na limpeza de banheiros, escadas rolantes e até o nosso treinamento de funcionários ganhou com a tecnologia de realidade virtual.

As nossas operações em facilities ganharam um novo braço na área de manutenção predial em um desafio muito ousado. Simplesmente demos o passo decisivo para oferecer manutenção ao nível das maiores empresas do país. Em 2017 criamos as equipes de manutenção volante com frota dedicada sob o nome “On The Go“, equipes de Help Desk, ampliamos nossos serviços para outros estados, trabalhamos arduamente para reverter a manutenção corretiva em preventiva (mais precisamente 54%) e uma forte gestão para treinar e atender com eficiência.

No quesito segurança, somos a empresa com a tecnologia mais avançada do mercado tornando este assunto, que é sério, muito mais garantido e confiável. É tanta novidade que não caberia aqui descrever e vamos criar outras postagens para mostrar, em detalhes, o que nós temos de tão especial e inovador, é coisa de deixar qualquer um de boca aberta! Uniformes e frota novas, câmeras de abordagem, robôs, rastreio GPS em tempo real, mapas atualizáveis das áreas de risco, treinamentos com renomados consultores e tantas outras coisas!

Em nossa área de alimentação corporativa, inauguramos novos contratos e uma nova forma de trabalhar com marcas próprias decolando. Até hamburguer gourmet entrou no nosso cardápio e ainda contamos com chef e profissionais reconhecidos internacionalmente. Esqueça o conceito de refeitório, nós o transformamos em verdadeiros restaurantes, completos, lindos e com tudo de primeira para você não se sentir culpado em repetir! Afinal, conquistamos um nível de satisfação tão excelente com o cliente, que encaramos este elo como um verdadeiro relacionamento, compartilhando vitórias e desfrutando tudo o que temos de bom. Nunca foi tão bom comer conosco!

E por fim, o conselho de diretoria evoluiu aprendendo com suas equipes onde corrigir e onde fortalecer para trazer a empresa a cada dia um passo mais próximo de suas metas. Unidos em torno de um objeitvo definido, os heads de cada departamento criaram oportunidades para enriquecer as vidas dos nossos clientes e de nossos times. Foi um ano permeado a duras decisões, mas somos todos gratos a ousadia e a coragem de cada ordem recebida e cada lição aprendida. Aprendemos a ouvir cada vez mais o cliente e a buscar incansavelmente, noites insones, por soluções customizadas que atendam cada vez mais o que o realmente precisa ser feito. E se não existe no mercado, queremos ser os primeiros a criar. Em nosso DNA reside o pioneirismo e é difícil esconder isso. Queremos ser a maior e a melhor empresa de serviços do Brasil, e temos a plena certeza de que com o nosso time seremos capazes de chegar lá dentro do plano proposto.

Ao longo deste ano tivemos perdas, mas também tivemos ganhos! Ao todo nos despedimos de nove funcionários que faleceram e deixaram saudades no coração de seus familares e colegas de trabalho, em contra partida, demos boas vindas para novas vidas e é com grande alegria que trinta e duas funcionárias serão chamadas agora de mães. Nossa família cresce, torna-se mais forte e tudo faz parte da nossa história.

E assim vimos o nosso ano de 2017. Passou tão rápido e foi tanta coisa boa que aconteceu que já está dando saudades. Só não supera a expectativa e o sentimento de que 2018 será pauleira do início ao fim com tanta novidade que mal podemos esperar para mostrar!

Fotos que marcaram 2017

Junior Sena, diretor administrativo da UNICA Corp inaugura o CEC com o primeiro diálogo sobre a Reforma Trabalhista.
Junior Sena, diretor administrativo da UNICA Corp inaugura o CEC com o primeiro diálogo sobre a Reforma Trabalhista.
Nosso Diretor de Operações, Sergio Ruiz, recebe o prêmio em mãos da ACE Guarulhos e discursa sobre as inovações da UNICA Corp.
Nosso Diretor de Operações, Sergio Ruiz, recebe o prêmio em mãos da ACE Guarulhos e discursa sobre as inovações da UNICA Corp.
fomos patrocinadores do Prêmio Destaque Empresarial 2017 que presenteou as melhores empresas de Guarulhos. Na foto, nossa executiva comercial Patricia Camara e a cliente Suellen da Açotubo.
fomos patrocinadores do Prêmio Destaque Empresarial 2017 que presenteou as melhores empresas de Guarulhos. Na foto, nossa executiva comercial Patricia Camara e a cliente Suelen Paiva da Açotubo.
Em 2017 lançamos a frota de manutenção Predial sob o nome de "On The Go", diferenciando-nos da mesmice do termo "Manutenção volante" que as demais empresas empregam.
Em 2017 lançamos a frota de manutenção Predial sob o nome de “On The Go”, diferenciando-nos da mesmice do termo “Manutenção volante” que as demais empresas empregam.
Nossa frota de viaturas passou por muitas repaginações. Não importa a versão da identidade que criamos, nossas viaturas chamam atenção onde quer que passem.
Nossa frota de viaturas passou por muitas repaginações. Não importa a versão da identidade que criamos, nossas viaturas chamam atenção onde quer que passem.
Patricia Camara presta seu depoimento para nosso filme.
Patricia Camara, executiva comercial, presta seu depoimento para nosso filme.
Andrea Silva também participou com depoimento para nosso filme institucional.
Andrea Silva, gerente comercial, também participou com depoimento para nosso filme institucional.
Preparando parte da equipe de Operações para a tradicional Mega Foto anual.
Preparando parte da equipe de Operações para a tradicional Mega Foto anual.
Making of dia de captação para o nosso filme institucional.
Making of dia de captação para o nosso filme institucional com direito a cão de guarda, frota de viaturas, produtora e fotógrafo.
Novas equipes contratadas para restaurantes corporativos sob o comando do nosso executivo Everton Silva. Na foto, a equipe liderada pela Juliane Assoli.
Novas equipes contratadas para restaurantes corporativos sob o comando do nosso executivo Everton Silva. Na foto, a equipe liderada pela nutricionista Juliane Arsoli.
Instalação de novas cozinhas para os contratos de restaurantes conquistados em 2017.
Instalação de novas cozinhas para os contratos de restaurantes conquistados em 2017.
As meninas do nosso contrato em Taboão da Serra fizeram sucesso e representam o rosto da nossa empresa.
As meninas do nosso contrato em Taboão da Serra fizeram sucesso e representam o rosto da nossa empresa.
Equipe unida pela vontade de bem servir, seja em São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Dourados ou qualquer canto do nosso Brasil. Na foto: equipe do Rio de Janeiro.
Equipe unida pela vontade de bem servir, seja em São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Dourados ou qualquer canto do nosso Brasil. Na foto: equipe do Rio de Janeiro.
Na metade do ano focamos nossos esforços em Condomínios.
Na metade do ano focamos nossos esforços em Condomínios.
Facilities: parte da nossa frota e equipe.
Facilities: parte da nossa frota e equipe.

Nosso exclusivo Kit Gestão a Vista foi o primeiro produto com desempenho agressivo no mercado. É novidade e impressiona até hoje.
Nosso exclusivo Kit Gestão a Vista foi o primeiro produto com desempenho agressivo no mercado. É novidade e impressiona até hoje.
Tivemos campanhas ao longo do ano tais como, Páscoa, Outubro Rosa, Novembro Azul e Natal Solidário.
Tivemos campanhas ao longo do ano tais como, Páscoa, Outubro Rosa, Novembro Azul e Natal Solidário.
Nosso Centro de Educação Continuada (CEC) ficou pronto em Dezembro e estará recebendo pessoas de todos os tipos e formações a partir de 2018.
Nosso Centro de Educação Continuada (CEC) ficou pronto em Dezembro e estará recebendo pessoas de todos os tipos e formações a partir de 2018.
Interior do CEC, tudo novinho em folha e com tecnologia de primeiro mundo. 60 lugares sentados, telão, ar condicionado e toda infraestrutura para disseminar conhecimento e atualizar treinamentos.
Interior do CEC, tudo novinho em folha e com tecnologia de primeiro mundo. 60 lugares sentados, telão, ar condicionado e toda infraestrutura para disseminar conhecimento e atualizar treinamentos.
William Guimarães, nosso gerente de Tecnologia da Informação, inaugura o CEC com uma breve palestra sobre o BI (Business Inteligence) para todos do EC.
William Guimarães, nosso gerente de Tecnologia da Informação, fala sobre o BI (Business Inteligence) para todos do EC.
Mesmo debaixo de chuva, encerramos o ano com uma frota completamente repaginada e pronta pra rodar 2018 em nossos novos contratos.
Mesmo debaixo de chuva, encerramos o ano com uma frota completamente repaginada e pronta pra rodar 2018 em nossos novos contratos.
UNICA corp, trabalhamos para encantar. O Instituto UNICA representado por funcionários da empresa.
UNICA corp, trabalhamos para encantar. O Instituto UNICA representado por funcionários da empresa.

Devido ao grande número de funcionários selecionamos algumas fotos para representar os departamentos do nosso EC.

Cleber (RH) e Rosângela (Operações) em frente a um dos nossos arquivos de contratos.
Cleber (RH) e Rosângela (Operações), comandando o dia a dia do quadro de pessoal nas operações .
Representando nosso Departamento Jurídico, da esq para dir: Paula e Talita, ao fundo parte dos nossos arquivos de contratos.
Representando nosso Departamento Jurídico, da esq para dir: Paula e Talita, ao fundo parte dos nossos arquivos de contratos.
Representando o Departamento Comercial, da esq para dir: Leal, Andrea, Beck, Patricia, Gabriel e Josie.
Representando o Departamento Comercial, da esq para dir: Leal, Andrea, Beck, Patricia, Gabriel e Josie.
Representando o Departamento de Suprimentos e Compras, da esq para dir: Gabriele, Letícia, Karen, Fernando e Eder.
Representando o Departamento de Suprimentos e Compras, da esq para dir: Gabriele, Letícia, Karen, Fernando e Eder.
Representando o Departamento de Recursos Humanos, da esq para dir: Vander, Flaviane, Cleber, Marcelo e Bruna.
Representando o Departamento de Recursos Humanos, da esq para dir: Vander, Flaviane, Cleber, Marcelo e Bruna.
Da esq para dir: Rodrigo (CEDOC), Luciana (Recrutamento e Seleção), Luana (CEDOC), Larissa (Recepção), Gabriela, thamires e Guilherme (Menores Aprendizes) e Claudio (Marketing).
Da esq para dir: Rodrigo (CEDOC), Luciana (Recrutamento e Seleção), Luana (CEDOC), Larissa (Recepção), Gabriela, Thamires e Guilherme (Menores Aprendizes) e Beck (Marketing).
Representando o Departamento Financeiro, da esq para dir: Thiago, Liliane e Vivian.
Representando o Departamento Financeiro, da esq para dir: Thiago, Liliane e Vivian.
Representando o Departamento Fiscal, da esq para dir: Karollynny, Flavio e Beatriz.
Representando o Departamento Fiscal, da esq para dir: Karollynny, Flavio e Beatriz.
Representando o Departamento de TI, da esq para dir: William e Eduardo.
Representando o Departamento de TI, da esq para dir: William e Eduardo.
Representando o Departamento de Segurança no Trabalho, da esq para dir: os técnicos Thiago e Lisandro.
Representando o Departamento de Segurança no Trabalho, da esq para dir: os técnicos Thiago e Lisandro.
Representando o Departamento de Manutenção, da esq para dir: Larissa, Geovanna, Lidia, Emanoel, Taynara, Daniela e Jonatas.
Representando o Departamento de Manutenção, da esq para dir: Larissa, Geovanna, Lidia, Emanoel, Taynara, Daniela e Jonatas.
Menores aprendizes da esq para dir: Thamires, Guilherme e Gabriela.
Menores aprendizes da esq para dir: Thamires, Guilherme e Gabriela.
Fachada da nova sede UNICA Corp. Trabalhamos para encantar dia e noite.
Fachada da nova sede UNICA Corp. Aqui nós trabalhamos para encantar dia e noite. Venha nos visitar!

Gostou da nossa retrospectiva? Compartilhe e comente nas redes sociais!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here