Mensagem de despedida do nosso Coordenador de RH UNICA Corp, Cleber Avelino

1
162
views

Numa empresa que vende serviços baseado em mão de obra, é natural que o departamento de Recursos Humanos fosse uma das áreas mais movimentadas de todo o escritório e que exige um comando muito inteligente, seguro e acima de tudo, humano.

Para quem está lendo estas linhas e ainda não conheceu Cleber Avelino, terá a chance de descobrir, neste excelente profissional, uma pessoa que literalmente dedicou parte de sua vida para que milhares de pessoas tivessem a oportunidade de trabalhar de maneira regularizada, recebendo em dia seus salários, seus benefícios, suas promoções e com crescimento dentro da empresa. Agora, ele parte para outra experiência e deixa seu cargo na UNICA Corp. Devemos todos a ele parte do mérito da UNICA Corp ser uma empresa do bem e com um propósito tão verdadeiro. É claro que sozinho ele não teria chegado onde chegou e ele mesmo diz que agradece à sua equipe e a todos que fazem ou fizeram parte desta jornada.

“Só tenho a agradecer, da diretoria aos colegas de trabalho, por tudo que conquistei com o fruto do nosso trabalho.”

Confira abaixo trechos da entrevista e saiba o que ele pensa sobre essa experiência de ter trabalhado na UNICA Corp.

O que você vai levar de melhor desta experiência?

“Teve muita coisa bacana. As pessoas sempre me trataram com muito carinho e respeito. Sempre me ouviram e me compreenderam em várias situações mesmo eu sendo um pouco rígido, cobrando demais! Era bacana pois elas entendiam o grau de urgência ou importancia daquilo que cobrava! Então sei que respeitavam muito meu trabalho, e isso pra mim foi bem significativo.”

“Vou ficar com muitas saudades de todo mundo! Vou levar só coisa boa! Eu sempre tentei trabalhar de uma maneira flexível, mais suave! Pra manter sempre um equilíbrio. Pois sei que existiam os picos, claro, até porque a nossa área exige ser um pouco mais firme, e pelo cargo que exerci precisava também ser rígido, afinal eu era cobrado por aquilo!
Mas as pessoas entendiam bem isso! E vou levar com muito carinho de todo mundo essa compreensão com o nosso departamento.

Se você pudesse mudar alguma coisa, baseado neste tempo que trabalhou conosco, o que mudaria?

“O que eu mudaria aqui, eu acho que… nossa, tem tanta coisa pra mudar (rs), é que eu penso mais no eu, Cleber mudar. Mas uma coisa legal que eu acho que quando um funcionário novo entra, os outros departamentos, inclusive o próprio RH, deveriam acolher mais, serem mais rápidos no acolhimento! Eu faria um trabalho com todos os departamentos para um melhor acolhimento das pessoas novas.
A empresa está crescendo muito rápido, e isso é muito bacana, pois estamos num momento de ascensão. Então eu acho que os outros departamentos precisam ter esse preparo emocional para receber gente nova. E não ter que partir do RH pra fazer isso. As pessoas dizem “Ah, mas o Rh não chamou, o RH não apresentou”, não, não é o RH que tem que fazer isso, são todos os departamentos. Tem que sair pra almoçar, chamar para conversar, pra tomar café na copa e perguntar, saber como a pessoa está se sentindo naquele novo ambiente… isso ainda não tem e eu sinto falta disso até hoje. Então falta os departamentos terem uma interação melhor com os novatos. Este é o ponto-chave que eu mudaria.”

O que precisa uma pessoa fazer para desempenhar um bom trabalho aqui na UNICA?

“Entender mais a Operação. Pouquíssima gente que trabalha no escritório sabe como funciona a nossa operação lá fora. Nós somos a matriz, então somos praticamente o coração da empresa, tudo sai daqui. Então se a gente conhecer um pouco la fora, contratos e departamentos, teria uma outra pegada aqui dentro. Fazer uma parceria com toda a gestão da Operação, gerentes, coordenadores e supervisores, agendarem a cada 15 dias para conhecerem. Não só o RH e suprimentos que lida mais com a operação, mas o financeiro, o fiscal… O pessoal do BK, só conhece o BK e mais ninguém, não conhece os nossos shoppings, eles vivem naquela caixa assim como cada departamente está vivendo dentro de sua própria caixa e não é isso, a UNICA não é isso. Para eu trabalhar para encantar, eu tenho que conhecer todo o meu negócio. Acho que está faltando isso, todos os departamentos conhecerem lá fora.”

“A operação é o nosso carro chefe e as pessoas não conhecem.”

Vale um puxão de orelha onde?

“Eu tenho uma história aqui, mesmo antes da UNICA, e eu só tenho a agradecer. Eu acho que tem que ter mais integração fora do trabalho. Ir pra cinema juntos, ir pra bar juntos, num sábado marcar de sair juntos, culturamente falando, deveríamos ter mais união cultural, uma integração externa com os demais departamentos. O clima entre todos hoje é bacana, já passamos por situações onde o clima era muito pesado e não dava para trabalhar. Mas tudo depende da gente, e as pessoas começaram a entender isso e estão interagindo mais. Mas precisa melhorar. Eu não consegui fazer isso aqui, mas vou tentar levar e implementar isso em meu próximo desafio.”

“Conscientizar os heads e líderes, não só interno, lá fora também. Agora que temos o auditório, usar esse espaço para outras coisas, não só para treinamento. Vamos falar de cultura, de cinema, vamos para um passeio no bosque. Veja a Parede da Inovação, esse espaço fantástico e a gente não usou. Precisamos ter mais pró atividade. Temos que pegar a liderança e insistir no assunto.”

“Essa interação voltada ao cultural que unifique as pessoas vai ajudar no dia a dia.”

Departamento de RH UNICA Corp, da esq para dir: Rodrigo Filho, Jenifher Siqueira, Marcos Katagiri, Thamires Silva, Marcelo Maldonado, Gabriela Floriano, Cleber Avelino, Alexandra Rodrigues, Josilane Nascimento, Lucas Souza e Luciana Souza

Todos nós da UNICA Corp desejamos muita boa sorte e que você leve seu carisma e seu profissionalismo para seu próximo desafio. Um forte abraço de todos!

Quer deixar uma mensagem para ele? Escreva nos comentários abaixo.

1 COMMENT

  1. Cleber,

    Buscar novos desafios! Só essa coragem de ir em busca dos seus sonhos já faz de você um grande vencedor. Tenho certeza de que tudo dará certo e será muito bem sucedido, afinal você aceitou o maior desafio de todos: correr em busca da sua felicidade.
    Desejo muito entusiasmo nessa nova jornada que se inicia e se sinta feliz e realizado, assim como muito bem acolhido. Desejo que os novos desafios lhe tragam muito crescimento e motivação.
    Sucesso!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here