Cultura Organizacional 2017-07-20T15:41:41+00:00

Cultura Organizacional

Os nossos valores são o que faz da UNICA Corp uma empresa que encanta

Consideramos que existem diferentes percepções sobre a imagem de uma organização. Colaboradores recém-chegados, por exemplo, começam a formar mentalmente uma imagem da empresa com base no que veem e nas opiniões de colegas que já estão na empresa.

Por isso a importância de comunicar e transmitir os reais valores e objetivos compartilhados pelos membros da empresa. Dessa maneira, essas características serão captadas da mesma forma por todos os colaboradores (novos na empresa e veteranos, seja na nas atividades Facilities, Segurança ou Alimentação), além de clientes e parceiros de negócio.

Toda empresa é composta essencialmente por pessoas, e na UNICA Corp não somos diferentes. Assim, nossos colaboradores devem ser orientados por nossa cultura organizacional que significa para nós nossa constituição, e que, rege a relação da empresa com os meios.

Nossa cultura se pauta na missão, visão e valores da UNICA Corp, nas pessoas, nos mandamentos e em práticas direcionadoras que são representadas nas atividades cotidianas da empresa e impressas no seu relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores, e com a sociedade em geral.

Amparamos nossa cultura em processos estruturados de gestão e no aprimoramento da personalidade individual e coletiva de nossos colaboradores a fim de desenvolvermos seres humanos adaptados com o propósito de superar os desafios cotidianos de forma equilibrada dentro e fora da empresa.

Na UNICA Corp entendemos que somos todos parte de uma engrenagem e dependemos uns dos outros para alcançarmos nossos objetivos, e compreendemos que sozinhos somos reduzidos a nada. Sabemos também que nossa matéria prima são pessoas, o que amplifica nossa responsabilidade e cuidado na relação interpessoal, tratando-as com mais respeito e integridade.

Temos a clara compreensão que:
“Existe um chefe, o cliente! Ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao auxiliar, simplesmente levando seu dinheiro para gastar em outro lugar”
— Sam Walton

Existem muito exemplos que podem ser escritos, entretanto, mais do que exemplos ou práticas escritas, o que buscamos são pessoas capazes de compreender e aprimorar os princípios de nossa cultura organizacional, indo além do que está previamente constituído.

No processo de formação de cultura, não há espaço para negociarmos valores que não estejam em conformidade com nossos objetivos definidos, entretanto, há espaço para mais e melhor, nunca para menos e pior.

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NASCEMOS COM A PRETENSÃO DE SERMOS UMA DAS MELHORES EMPRESAS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DO BRASIL.

O mais e o melhor, é de certa forma a evolução de uma cultura implementada, sendo este um princípio perene. Dentro e fora da organização, estaremos sujeitos aos efeitos colaterais das experiências corporativas, políticas e sociais, e na UNICA Corp nos apropriamos desse mecanismo para melhoraria de nossa cultura.

Com premissas claras e compreensíveis teremos um efeito institucional que deixará claro a todos o que somos, como agimos e de que forma exercemos nossas atividades. Assim, estaremos construindo, passo a passo, dia a dia, o que chamamos de cultura organizacional, nosso DNA.

Desta forma, seguimos nosso projeto com muita paz, respeito e alegria profissional.

Atuando fortemente e disseminando cultura através de exemplos nas relações corporativas e sócio ambientais!

Atingiremos nossos objetivos em 2024 nos transformando numa das melhores e maiores empresas de serviços do mundo!

Nossos mandamentos

Sonhamos

Sermos reconhecidos como a melhor e a maior empresa multisserviços do mundo.

Trabalhamos

Obstinados para crescer e solidificar a UNICA Corp através de uma cultura íntegra de trabalhos.

Planejamos

De forma colegiada e objetiva, equalizando os meios para alcançarmos o desejado.

Controlamos

De forma proficiente, sistemática e disciplinada, superando metas desafiadoras e objetivos definidos.

Desenvolvemos

Donos! Contratamos, treinamos e retemos os melhores profissionais.

A Família UNICA Corp

Para fazer parte da nossa família você precisa entender três fundamentos:

Catraca: Somos todos parte de uma engrenagem e dependemos uns dos outros para alcançarmos nossos objetivos financeiros e profissionais. Sozinhos somos reduzidos a nada.

Pessoas: Na UNICA Corp, nossa matéria prima são as pessoas, por isso, trate-as com muito respeito e integridade. Isso vale especialmente para o atendimento dos nossos colaboradores, não se valha de sua posição ou autoridade no relacionamento interpessoal.

Cliente: “Só existe um chefe, o cliente! Ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao auxiliar, simplesmente levando seu dinheiro para gastar em outro lugar.” — Sam Walton

Pessoas de alta Performance

Para atingir o sucesso é fundamental buscar o equilíbrio entre as 7 saúdes pessoais:
1. Emocional : Meditar, estar feliz, ter bons pensamentos, boas intenções e boas atitudes.
2. Física : Caminhar, fazer ginástica pelo menos 3x por semana e fazer massagem sempre que possível.
3. Familiar : Respeitar e amar sua família, ser bom ouvinte, não julgar e atualizar seu app constantemente.
4. Espiritual : Ter contato com Deus e transformar os seus defeitos em virtudes.
5. Social : Passear, ir ao cinema, curtir os amigos em qualquer circunstância e manter um convívio social saudável.
6. Financeira : Economizar, comprar o que é necessário e planejar os seus gastos.
7. Profissional : Formação Acadêmica, MBA’S, workshops, cursos especializantes, etc

Equipes de alta performance

equipes de alta performance unica corp

1. Comprometimento : É mais que motivação individual, é estar junto, compreender o todo e atuar fortemente.

2. Compartilhamento : É a mola propulsora da aprendizagem coletiva, da inspiração e do resultado.

3. Caminhos : É preciso saber aonde se quer chegar, escolha uma meta e trace seu caminho.

4. Competências : É preciso capacitação para alcançar resultados, invista em você e na sua equipe.

5. Conexões : Com as estratégias, com a cultura da empresa, com os associados, com as mudanças e com a tecnologia.

6. Você + Equipe = Poder Coletivo : Para compor e liderar uma equipe de alta performance é essencial selecionar pessoas especiais e orientá-las de forma objetiva.

Práticas Direcionadoras da Cultura Organizacional

1. INOVAÇÃO

Aplicarmos conhecimento para difundir as melhores práticas da prestação de serviço, na relação com clientes e funcionários, e também no aprimoramento da gestão.

2. EXCELÊNCIA

Buscarmos a excelência como cultura de negócio, com permanente preocupação em fazer melhor e mais rápido.


Práticas apreciadas

– Estar preparado para o novo.
– Estimular novas ideias.
– Pensar fora da caixa.
– Dividir e aprimorar conhecimentos.

Práticas não toleradas

– Não assumir risco para o novo.
– Ser acomodado.
– Ser resistente a novas possibilidades.
– Pensar a curto prazo.



Práticas apreciadas

– Demonstrar comprometimento.
– Ser pontual.
– Planejar e priorizar suas atividades.
– Aplicar esforços para o desenvolvimento pessoal e profissional

Práticas não toleradas

– Falta de conhecimento do seu negócio.
– Falta de compromisso individual e em equipe.
– Não planejar suas atividades.
– Falta da visão de catraca.


3. ORIENTADO AO CLIENTE

Entendermos o perfil de cada cliente para atender as suas necessidades e superar suas expectativas.

4. VALORES

Sermos orientados por integridade ética e moral.


Práticas apreciadas

– Ser pontual na relação.
– Ser respeitoso.
– Ser bom ouvinte e assumir responsabilidades.
– Zelar pelo nível de serviço.

Práticas não toleradas

– Ser desrespeitoso.
– Não ter compromisso no atendimento e na qualidade.
– Transferir responsabilidades.
– Não ter senso de prioridade.



Práticas apreciadas

– Honestidade.
– Lealdade.
– Humildade.
– Justiça.

Práticas não toleradas

– Corrupção.
– Desrespeito.
– Arrogância.
– Falta de transparência.


5. INTERDEPENDÊNCIA

Conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos positivos ou negativos em toda organização

6. ORIENTADO A RESULTADO

Buscarmos constantemente melhorar os resultados através do entendimento do nosso negócio.


Práticas apreciadas

– Atuar com postura de dono, independente de seu nível hierárquico.
– Trabalhar com espírito de equipe.
– Buscar ajuda, compensando suas limitações.
– Compartilhar conhecimentos, informações e parcerias.

Práticas não toleradas

– Ser desrespeitoso.
– Não ter compromisso no atendimento e na qualidade.
– Transferir responsabilidades.
– Não ter senso de prioridade.



Práticas apreciadas

– Entender o passado.
– Avaliar o presente.
– Planejar o futuro.
– Disciplina no controle dos indicadores.

Práticas não toleradas

– Falta de entendimento.
– Falta de controle.
– Indisciplina.
– Desperdício.


7. PAIXÃO

Sermos movidos pela paixão de servir e encantar.

Práticas apreciadas

– Ser cuidadoso no atendimento dos nossos colaboradores.
– Aprimorar o espírito de servir.
– Estar comprometido com a construção de um ambiente saudável.
– Interessar-se verdadeiramente pelas pessoas.

Práticas não toleradas

– Negligenciar nossa missão.
– Adotar postura pessimista.
– Tratar pessoas como objeto.
– Abusar da hierarquia.

Práticas Orientadoras de Cultura

CULTURA

INOVAÇÃO

EXCELÊNCIA

ORIENTADO AO CLIENTE

VALORES

INTERDEPENDÊNCIA

ORIENTADO A RESULTADO

PAIXÃO

CONTRA-CULTURA

Não estar aberto para o novo.

Não entregar nível de serviço contratado.

Não encantar o cliente.

Não ter valores éticos e morais.

Não ter visão holística.

Não entregar os resultados.

Não gostar do que faz.

Uma empresa.
Uma solução integrada.
Uma prática: trabalhamos para encantar.